PET B HOME - O MEU CÃO LADRA MUITO SEMPRE QUE FICA SOZINHO EM CASA!
O MEU CÃO LADRA MUITO SEMPRE QUE FICA SOZINHO EM CASA!
Ladrar quando fica sozinho em casa é um dos comportamentos indesejados mais comuns nos cães. Pode ser apenas uma reação a certos estímulos como um sinal de que algo não está bem com o seu animal de companhia.

Os comportamentos indesejados nos cães são, não só todos aqueles que causam transtorno aos seus tutores e desestabilizam a relação dentro o seio familiar, mas também aqueles que provocam no animal consequências negativas para o seu estado de saúde médico, veterinário e emocional.

Ladrar quando fica sozinho em casa é um dos comportamentos indesejados mais comuns nos cães. Pode ser apenas uma reação a certos estímulos como um sinal de que algo não está bem com o seu animal de companhia.

Para reabilitar este comportamento deve em primeiro lugar identificar a sua tipologia, ou seja, se se trata de um comportamento específico da espécie ou um comportamento patológico ou anormal.

Os comportamentos específicos da espécie são por norma difíceis de gerir, mal-aceites pelos tutores, na medida em que têm uma péssima consequência para a interação entre ambos e porque, normalmente, tendem a aumentar a sua intensidade à medida que o tempo passa, sendo difícil extingui-los.

Tratando-se de um comportamento indesejado patológico ou anormal, precisa de compreender que o ladrar compulsivamente é possivelmente o resultado de transtornos emocionais ou ligados a problemas de saúde mental. O seu aparecimento pode ser decorrente de fatores genéticos, de alteração drástica de rotinas, de socialização, de estímulos ambientais ou de aprendizagens negativas que tenham provocado incidentes traumáticos, bem como de problemas que tenham afetado a saúde ou o desenvolvimento do cérebro.


Ladrar é a forma vocalizada de o cão comunicar. Mas quando este comportamento é compulsivo, provavelmente está associado ao elevado nível de stress a que está sujeito quando se encontra privado da presença do tutor, recorrendo a esta conduta para chamar a atenção.

Os cães são animais sociais e têm de ser preparados para ficarem sozinhos durante longos períodos. Existem alguns passos fundamentais nesta preparação:
• Evite deixar o seu cão sozinho durante longos períodos e quando sair em lazer partilhe com ele esses momentos;
• Se ladrar para chamar a sua atenção, ignore, demonstrando-lhe que esse comportamento não tem qualquer tipo de consequência positiva. Na maioria das vezes, de forma inconsciente, acaba por reforçá-lo só por olhar para ele;
• Nunca recorra a castigos ou à utilização de um açaime para inibir este comportamento – só vai gerar ainda mais stress no cão;
• Garanta que o cão está em perfeito estado de saúde e que não existe nada de errado com ele que possa estar a motivar o comportamento de ladrar;
• Sempre que se ausenta, as primeiras horas são as mais difíceis para o cão. Antes de o deixar sozinho, façam um longo passeio juntos, joguem, brinquem e deixe-lhe alguns brinquedos à disposição (de preferência, que permitam a introdução de comida no seu interior), para que ele fique com “trabalho de casa” para fazer;
• Treine a prevenção para a ansiedade de separação, com recurso ao sinal de saída (marca na porta com lenço) e rádio ou televisão ligados.

Caso o comportamento de ladrar persista, procure ajuda de um treinador profissional ou aconselhar-se com o médico veterinário que acompanha o seu cão. Eles irão seguramente encontrar a solução para este problema.
PEDRO EMANUEL PAIVA, FUNDADOR DA PET B HOME | 2020-06-02
VOLTAR