HISTÓRIA
O tipo que deu origem ao Pastor Alemão estava presente nas regiões da Sajónia e Turingia, e as características mais destacáveis eram o aspeto de lobo, o tamanho grande, o carácter nobre e a predisposição para trabalhar.
Naquela época, um capitão da Cavalaria alemã, reputado juíz canino e criador entusiasta de cães-pastores, Max von Stephanitz, ficou impressionado com um exemplar que viu numa exposição canina e que pouco tempo depois passou a ser seu, “Honrad von Grafath”. Com este, fundou uma linhagem de grande sucesso para a época. Desta forma, Von Stephanitz fundou o primeiro clube da raça, em 1899, e redigiu o primeiro modelo racial ou standard.
Devido às suas características, esta raça já era extremamente popular em toda a Europa na década de 1920 e nesses anos também era muito evidente a evolução que tinha tido desde as suas origens. Talvez porque, de acordo com o que se afirma, tenha sido utilizado algum exemplar de Cão de Pastor Escocês (Rough Collie) no seu desenvolvimento.
Atualmente, não há nenhum país onde não seja uma das raças preferidas. Em Portugal, por exemplo, há décadas que ocupa os primeiros lugares nas listas de registo. Somente para citar um dado curioso, em 2016 foi a primeira raça no Clube Português de Canicultura, seguida do Retrevier de Labrador.
Antigamente só estava reconhecida a variedade de pelo curto; por isso, durante muito tempo, a variedade de pelo comprido, o Pastor Alsaciano, foi considerada uma raça à parte. Atualmente estão reconhecidas as duas variedades, tendo ambas as mesmas condições.
TEMPERAMENTO
O Pastor Alemão destaca-se por ser carinhoso e por estar sempre muito disponível para o treino, o que fez com que ocupe lugares de relevo em inúmeras atividades, desde a deteção de drogas até ao acompanhamento de invisuais, passando pela terapia assistida com animais e ações de salvamento.
Devido ao seu temperamento, está tão feliz enquanto cão de companhia como obstinado cão-polícia. Qualquer atividade é uma desculpa perfeita para demonstrar que a disciplina não significa para si um problema.
Como é muito afetuoso, não costuma suportar bem estar sozinho; por isso, não é recomendável que esteja fechado durante o dia inteiro. Isto adquire uma dimensão maior na relação dele com as crianças, com quem é extremamente amigável e carinhoso. Com elas pode estar horas a brincar sem parar. Também pode ser muito protetor com as crianças em relação a desconhecidos, por isso, pode ser necessário o treino por um especialista.
Também possui um elevado nível de energia que se não for gasta o pode transformar num cão ansioso.
Um dado curioso é que, devido à versatilidade e à inteligência que possui, costuma dizer-se que “não é o primeiro em nada, mas o segundo em tudo”.
CUIDADOS
Como parte dos cuidados a ter com ele, há que dar muita importância ao treino desde cachorro porque isso irá condicionar o seu temperamento futuro. Como se trata de um cão de trabalho, precisa de fazer exercício, mas isto não significa que tenha de estar a correr ou a caminhar durante todo o dia; significa sim que não pode estar muitas horas num apartamento se depois não tiver atividade suficiente.
Cabeleireiro e manutenção
• Devido à sensibilidade da sua pele, não só é preciso cuidar da sua alimentação, mas também extremar os cuidados higiénicos. Um dos mais básicos, mas habitualmente esquecido, é a escovagem, motivo pelo qual se fabricaram pentes e escovas especiais para a raça.
• Na época de muda o pelo cai com muita intensidade, porque durante o inverno desenvolve uma capa de subpelo protetor que cai num curto período de tempo ao chegar a primavera. Nesta época é preciso escovar com mais frequência, o que pode ser feito com um rastelo especial para a raça, independentemente de ser variedade de pelo curto ou de pelo comprido.
• O mais adequado é escovar na direção do crescimento do pelo, mas de certeza que um cabeleireiro especialista nos poderá ajudar no caso de não termos a certeza de como escová-lo.
• Algumas raças aguentam o corte de pelo durante as estações mais quentes, mas esse não é o caso do Pastor Alemão. Muito pelo contrário, o pelo dele cresce muito devagar e não terá crescido o suficiente quando chegar o outono.
Saúde
• Precisa de espaço e de fazer exercício para manter a forma e o peso adequados, duas coisas que devem ser combinadas com uma dieta adequada em quantidade e qualidade. Caso contrário, o aumento de peso é quase certo.
• As articulações podem constituir um ponto fraco, mas uma alimentação especial pode contribuir para a manutenção osteoarticular.
PARTICULARIDADES
Para além do elevado risco de padecer de displasia da anca, o Pastor Alemão costuma ter uma sensibilidade digestiva muito significativa e um sistema digestivo relativamente curto, comparado com outras raças do mesmo tamanho. Também se destaca por ter uma permeabilidade intestinal e uma atividade fermentativa maiores que outras raças. Em conjunto, estes fatores produzem fezes moles.
Por outro lado, o Pastor Alemão costuma apresentar uma fraca concentração plasmática de imunoglobulina A, um anticorpo que protege a pele e as mucosas contra os agentes infeciosos, característica que, combinada com uma pele alcanina (pH > 8), resulta numa sensibilidade especial perante as afeções bacterianas da pele.