A nossa Missão é criar uma sinergia com entidades e tutores de animais de companhia, no sentido de proporcionar competências nas pessoas de diversas faixas etárias e diversas patologias, fomentando a presença dos animais na vida das pessoas.
Estar a um nível de qualidade elevado no que diz respeito às Intervenções Assistidas por Animais. O desejo de conseguir incrementar na sociedade a importância do contacto com a natureza e com os animais por forma a que esta incrementação seja alvo de um processo de mudança bilateral, onde se promova o bem-estar tanto para as pessoas como para os animais.
As Intervenções Assistidas por Animais são intervenções com objetivos definidos que incluem a presença do cão em áreas como a saúde e a educação e com a finalidade de proporcionar o bem-estar da dupla cão-utente.
Estas, podem dividir-se em Atividades Assistidas por Animais e Terapias Assistida por Animais.
As Atividades Assistidas por Animais são programas de carácter lúdico e motivacional que não têm objetivos terapêuticos específicos. Assim, estas prendem-se com a introdução de um animal certificado para o efeito, cujo objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes.
Estas atividades são realizadas por profissionais ou por técnicos devidamente credenciados, que atuam como um binómio Cão-Técnico, onde o cão é devidamente certificado. Este tipo de intervenção pode integrar diversos animais. Contudo, os cães são o animal mais utilizado devido às suas características únicas no que respeita à interação com o ser humano.
A Terapia Assistida por Animais, já são delineadas de forma específica para cada patologia, onde o cão é parte integrante de todo o processo.
As TAA são intervenções com objetivos terapêuticos definidos, onde o contacto com o cão é parte integrante desta abordagem terapêutica, que é feita por um profissional de saúde e/ou educação. As TAA resultam da interação comum com animais de companhia, neste caso com o cão. A TAA é uma técnica com objetivos claros que envolvem um Profissional de Saúde (PS) especializado, assim como um cão especificamente treinado para ajudar o utente a alcançar os seus objetivos.
O cão é introduzido num plano de tratamento individualizado, projetado para utentes com problemas físicos, sociais, emocionais e/ou cognitivos, sendo que os resultados desse plano devem ser documentados assim como deve ser realizada uma avaliação periódica ao utente.
O cão é um agente facilitador e motivador para a terapia, na medida em que cria um ambiente seguro e acolhedor podendo então ser considerado como uma ponte de comunicação entre o utente e o terapeuta, dando também facilidade à expressão de sentimentos e facilitando a sua exteriorização, sendo que para que tal aconteça, é necessário que se estabeleça primeiro uma ligação entre o utente e o cão.
As Terapias Assistidas por Animais podem assumir benefícios ao nível social, físico e psíquico.
As Terapias Assistidas por Animais melhoram o humor, diminuem os sintomas de depressão e/ou de ansiedade, diminuem os sentimentos de raiva, os sentimentos de impulsividade e aumentam a autoestima.